13 de fevereiro de 2014

Post Fitness - Mulheres: Musculação sem Medo!





Oi amores, tudo bem? Hoje é dia de Post Fitness, escrito pela minha linda colaboradora Fit Larissa Lins!



Oii gente!
Eu observo muitas vezes certo preconceito ou medo por parte das mulheres na hora da musculação. Algumas acham que vão ficar muito grandes, outras acham que para emagrecer apenas o aeróbico é eficaz, mas não é assim!
Andei pesquisando bastante e pretendo falar mais sobre esse assunto aqui no blog, para esclarecer melhor algumas coisas que me ajudaram bastante. Sei que também tem leitores homens, mas a maioria de vocês já sabe bem sobre esse assunto, né queridos marombas? rs


Para começar, vou explicar algumas coisas bem básicas:

1) Mulheres não crescem tão facilmente: 
Algumas pessoas têm medo de malhar e ficarem "grandes". Gente, vamos combinar, se fosse fácil assim na academia só tinha gente sarada né? A começar por mim, se fosse fácil eu já estava ganhando da Sabrina Sato! rs. Mulheres têm menos hormônios anábolicos(ex: testosterona) do que os homens, ou seja, o nosso crescimento é mais reduzido e mais lento. Além disso, é possível sempre controlar os níveis, quem malha de maneira moderada nunca ficará como uma panicat, por exemplo, cada uma só tem o corpo que quiser, tudo depende dos seus objetivos!

2) Mulheres não gostam de malhar superiores: 
Essa é uma verdade na maioria dos casos. E também é verdade que os homens NO GERAL preferem malhar superiores. Por isso encontramos na academia vários caras tipo "sorvete", super fortões em cima e pequenos embaixo. Ou como diria minha amiga Milena: homem-temaki haha. Mas gente, hoje em dia, eu já perdi esse preconceito! Não adianta de nada ter pernas saradas e uns cambitinhos moles nos braços, né? Se você não vê muita necessidade, diminua a quantidade, treino superiores uma ou duas vezes por semana, mas treine. Até porque não é só braço, também estimula o peitoral e as costas, partes importantes do corpo. Em algumas mulheres eu também acho exagerado braços muito sarados, mas uma endurecida básica é bem vinda!

3) Musculação ajuda a emagrecer: 
Calma, vou explicar! Realmente o exercício aeróbico promove um gasto calórico maior se for feito com intensidade, PORÉM, mais músculos queimam mais calorias! Isso aí, quantos mais músculos você tiver, mais sem corpo vai gastar para mantê-los ali bonitinhos! Além disso, a musculação tem o plus de manter seu metabolismo acelerado por horas depois que você termina o exercício! O tempo não é esclarecido cientificamente, mas acredita-se em cerca de 12h de aceleração metabólica, você continua queimando calorias mesmo em repouso!

4) Musculação aumenta o bem-estar e a auto-estima: 
É verdade. A atividade física libera o hormônio do prazer, mesmo que você esteja naquele momento de sofrimento para levantar uma carga, assim que você terminar seu exercício, sentirá aquela sensação boa de "dever cumprido". Também é importante manter um treino de no máximo 1h de duração, depois disso o corpo libera o cortisol, o hormônio do estresse e aí vai começar a ficar chato. Você se sente bem porque está fazendo uma coisa boa para você, ver os resultados é maravilhoso! Além disso, você consegue superar os seus limites, se desafia e vê que pode ir mais longe!


5) Musculação é saúde: 
Como qualquer outra atividade física intensa, a musculação ajuda a fortalecer o corpo no geral, melhorando a postura e deixando os ossos mais resistentes. Os riscos de problemas cardíacos em pessoas atléticas também é bem reduzido, bem como o colesterol e os triglicerídeos. A prática da musculação está relacionada a diminuição da osteoporose, especialmente nas mulheres, já que há redução da da massa óssea com o passar dos anos.


Resumindo:
1) Você, amiga linda, vai ficar ainda mais linda malhando! Não se preocupe que não vai crescer demais ou de menos, basta seguir uma alimentação saudável e malhar na intensidade que você quiser!
2) Musculação + aeróbicos = perfeição na hora de emagrecer!
3) Atividade física = aumento da saúde, do bem estar e da auto-estima!
4) O que você está esperando mesmo? Vamo malhar!


Espero que tenham gostado! Como eu disse, esse assunto me interessa muito então vou buscar trazer sempre esses temas marombeiros pra gente, tá?


Beijos


Por Larissa Lins
Instagram: @projetolarilins
#projetolarilins 



3 comentários:

  1. Eu começei a fazer academia,faço musculação, mais eu tenho muitoooo medo de quando eu precisar parar de fazer eu fique mole ,flacida, (eu faço para emagrecer), mais andei pesquisando no google e um site disse q se fazer musculação cria estrias PRINCIPALMENTE nas mulheres to com muitoo medo de ter estrias isso tudo é verdade mesmo??? Me Ajudem Bjsss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cria estrias se tu fizer um treino de hipertrofia (aumento de massa magra) e crescer muito rapido e pouco tempo. Podemos pegar como exemplo as pessoas que engordam muito em pouco tempo e acabam criando estrias, porque engordaram muito e a pele não conseguiu esticar direito em função disso. É mais ou menos esta ideia. Nao tenha medo, fazendo direito os exercícios não dá estria, assim como não engordar muito em pouco tempo também não dá. ^^

      Excluir
    2. Obrigada, mais tipo esse crescimento que vc fala é quando a pessoa toma tipo suplementos para criar massa magra? Eu nao tomo nada disso so começei a comer corretamente

      Excluir

PAGINAÇÃO