12 de dezembro de 2013

Como começar e continuar uma Reeducação Alimentar


Oi gente!
Para começar ou continuar uma reeducação alimentar, é necessário entender o que você está comendo e por que está comendo, assim como entender por que não comer tal alimento. Rotina e foco são o básico, mas tem certas coisas que a gente precisa colocar na cabeça pra seguir em frente. Hoje eu trago aqui no post os meus conceitos, o que eu aprendi nesse tempo e acho válido passar para vocês:


    1- Faça um diário alimentar

Não precisa ser um diáaario mesmo não,  a intenção é lembrar de tudo que você comeu e analisar direitinho os nutrientes ingeridos. Você pode fazer como eu: anota no celular! O aplicativo tecnonutri é maravilhoso, podem procurar e baixar! Além das calorias, ele mostra todos os nutrientes ingeridos!

    
     2 - Coma de três em três horas

Gente, isso é IMPORTANTÍSSIMO! Eu sei que algumas pessoas dizem: “ah, mas eu não tenho fome, ou então não tenho tempo”. DESCULPAS ENGORDAM, VIU? Tem que comer sim pra acelerar o metabolismo e não deixar o corpo acumular gordura. Faça pequenas refeições ao longo do dia, entre as refeições principais. No geral eu como: frutas, iogurtes, sanduíches, bolachas integrais, gorduras boas (oleaginosas) ou whey nesses intervalos!


     3 - Tome muita água

Em resumo: nada vai dar certo no seu corpo se você não tomar muita água, pelo menos, NO MÍNIMO, 2L por dia. Eu levo uma garrafinha de 500ml pra faculdade, tomo água nos intervalos entre as refeições e tomo mais 1000ml na academia. Essa dica de levar garrafinha pra academia é muito válida, malhar dá muitaaa sede!

    4 - Coma devagar

O organismo demora em média 20 minutos para “entender o recado” de que está cheio, portanto coma com calma e espere antes de devorar uma sobremesa achando que ainda está com fome!

    5 - Mantenha o foco na comida

Comer assistindo televisão ou mandando mensagem no whatsapp é cilada! Você acaba não aproveitando a refeição e come mais do que o suficiente porque está completamente distraído em outra coisa. Coma devagar, apreciando os alimentos.


    6 - Evite beliscar

Gente, fim da linha! Do mesmo jeito que tem que comer de 3 em 3h, também não é pra comer de hora em hora não! Respeite o tempo do seu organismo digerir a comida com calma, não se preocupe que se você se alimentar bem, não vai ficar morrendo de fome pouco tempo depois. Beliscar engorda e muito!

    7 - Pratique atividade física pelo menos 3x na semana

Além de ajudar a acelerar o metabolismo e emagrecer, praticar atividade física regularmente é muito importante pra saúde e mais: libera hormônios que causam a sensação de prazer, isso é que justifica aquela sensação de “dever cumprido” depois de uma boa musculação.

    8 - Coma de tudo um pouco!

Uma refeição completa e balanceada deve contar com carboidratos, proteínas e gorduras. SIM, GORDURAS! Gorduras boas: azeite, óleo de coco, oleaginosas. Carboidratos de preferência complexos: aveia, arroz e macarrão integrais, batata doce. E proteína SEMPRE, principalmente se você quer ganhar massa muscular: ovos, peixes, frango, carne vermelha(moderadamente), leite. Lembre-se também de ingerir uma boa porção de frutas e legumes, no blog tem várias receitas deliciosas com elas! Nada de reclamar que não gosta de fruta, hein? Vamo simbora!

    9 - Mente sã, corpo são.

Controle suas emoções! Gente, isso é importantíssimo: o ÚNICO problema que comer resolve, é a fome! Se você está triste, feliz, angustiado, não desconte na comida por favor! Claro que às vezes acaba acontecendo, mas não deixe isso virar um hábito, mantenha suas refeições regradinhas e balanceadas e siga uma rotina, para então poder se dar ao luxo de sair da dieta no fim de semana, por exemplo. O estresse libera o cortisol, que é um  hormônio que atrapalha o emagrecendo e também o ganho de massa magra, então tome cuidado com a cabeça, mantenha o equilíbrio na vida porque essa é a única maneira de manter o equilíbrio na balança.

    10 -   Varie o cardápio

Ok, comer salada de dieta é lindo, maravilhoso. Mas você não precisa comê-la todo dia e toda hora, dê uma variada! Teste receitas novas ou mude o tempero, invista num suflê de legumes, por exemplo. Ou num sanduíche de peito de peru com alface ou patê de atum com cenoura e orégano, use a criatividade para não deixar a sua rotina alimentar monótona!
Eu , por exemplo, vario  muito meu cardápio, cada dia mudo a ordem e os alimentos e assim nunca fico entediada, sempre estou com vontade de comer coisas diferentes. Coma num dia fruta com iogurte, no outro, fruta amassada quentinha no microondas, depois experimente uma salada de frutas ou comece o dia com uma vitamina de banana. Não deixe sua dieta cair na rotina! O nosso paladar adora variedade, assim fica bem mais fácil manter a disciplina porque não fica uma dieta chata.

Espero que tenham gostado, essas são diquinhas que eu levo muito a sério e sigo no meu dia-a-dia!
Beijão
  

Por Larissa Lins
www.dieta-delicia.blogspost.com
Instagram: @projetolarilins
#projetolarilins


4 comentários:

  1. Manter sempre é parte mais dificil ;/
    beeijos

    www.aneehalves.com.br

    ResponderExcluir
  2. Há 4 semanas eu fui me pesar e engordei 8Kg, eu imaginei que eu tinha engordado mais não tanto. No outro dia já me reeduquei. Sinceramente? não sofri.
    Acho que por sorte eu não sou viciada em chocolate e essas coisas. E sempre gostei muito de comida integral e algumas frutas. O meu problema mesmo era as verduras e legumes. Que tinha/tenho repulsa porém muito mais pela textura.

    Criei uma rotina diária, e colei na parede do meu trabalho e na geladeira de casa. Chego a noite em casa já faço o almoço do outro dia. Porque no meu trabalho é muito a mercê se tem almoço ou não, ai acabava indo em pizza ou lanches como sanduiches!

    Hoje a minha alimentação se resume em peixe, frango, carne vermelha uma vez na semana.
    Iogurte, fruta, cookies integral na hora do lanche.
    Mingau de aveia, fruta, pão integral com blanquet ou peito de peru defumado no jantar.
    Ovo de codorna, clara de ovo. E como eu disse não sofro, como de 3h em 3h e é justamente na hora que você está começando a sentir fome que já é seu horário de comer.!

    E há 1 semana entrei na academia, e quero tostar os 4kg que sobraram.. Sim, em 3 semanas perdi 3kg e 700 gramas.!

    Beijos!

    ResponderExcluir
  3. adorei, estou ansiosa pelas dicas da nutri,faz a séries de vídeo sim isso inspira muitas pessoas a também mudarem de vida.

    ResponderExcluir
  4. adorei, estou ansiosa pelas dicas da nutri,faz a séries de vídeo sim isso inspira muitas pessoas a também mudarem de vida.

    ResponderExcluir

PAGINAÇÃO